IMG_6692

Gestores participam de capacitação sobre gerenciamento de processos

 

Cerca de 260 servidores públicos ligados ao nível de gestão estratégica dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual participaram, na tarde desta quinta-feira (07.07) do 1º Ciclo de Palestras em Gestão por Processos, realizado no Salão Nobre Clóves Vettorato, em Cuiabá. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO), em parceria com a Casa Civil.

Na abertura do evento, o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Joelson Matoso, falou sobre a importância do evento e da necessidade de rever não só a questão estrutural dos órgãos, mas também os processos, pois na ponta está a prestação de serviços ao cidadão. “Um dos objetivos deste novo modelo de gestão é elevar o desempenho de entidades do Governo na prestação dos serviços públicos ao cidadão. Se nós queremos resultados, precisamos pensar em pessoas e também em processos, que são assuntos atinentes à Secretaria de Gestão. Este é um evento inovador, pois demonstra o interesse e a intenção que nós temos de cada vez mais estruturar os processos. É preciso lembrar sempre que atrás de um processo está um servidor e lá na ponta está o cidadão, esperando a prestação daquele serviço”, completou.

O secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, também esteve no evento e parabenizou os servidores que criaram o Escritório de Gestão de Processos e os idealizadores da capacitação. “Ao final, quem ganha é o cidadão, o principal e o real destinatário das coisas que fazemos aqui e por isso temos que buscar fazê-las bem feitas. Em nome do governador Pedro Taques, agradeço a todos que estão sendo preparados, aperfeiçoados e aprimorados para fazer com o que o serviço público seja melhor e mais adequado ao cidadão. Todos nós sabemos quão corrido é o nosso dia a dia, mas precisamos parar um pouquinho para fazer ambientes como este, de interlocução, até para saber se o que estamos fazendo está certo e bem feito. Espero que possamos ter mais eventos como este, ouvindo pessoas que entendem do assunto para seguirmos, cada vez mais, transformando pessoas”.

Durante o evento, foram realizadas duas palestras, com aulas expositivas. A primeira, “Em busca da excelência na gestão pública”, mostrou os 10 passos para o sucesso em mudanças organizacionais com processo, projetos e estratégia, e foi ministrada pelo especialista em Gestão Empresarial, Nivaldo Pereira. Ele explicou que há 17 anos, quando começou a se falar em processos, se sentia solitário, pois era um tema pouco discutido e de forma equivocada, pois se pensava em processos como forma de burocracia. “Quero agradecer a todos que tiveram a predisposição de estar aqui para falar sobre o tema. Eu fico extremamente motivado em falar sobre processos. A gente pode transformar os processos sim, não é fácil, mas quando isso acontece é muito bom. Se não transformarmos também as pessoas, não teremos um bom resultado. É preciso que esses dois lados andem juntos”, ressaltou.

A segunda palestra foi ministrada pelo mestre em Administração com Foco em Estratégia, Davi Monteiro de Almeida, e tratou sobre “Inovação e impacto social impulsionados pelo Escritório de Processos”.

Nível estratégico

A coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional da Seges, Regina Imada Doy, explicou que o primeiro ciclo de palestras surgiu de uma demanda das capacitações realizadas com os servidores do nível operacional dos órgãos e entidades do Poder Executivo, que questionavam o fato de que o nível estratégico não apoiaria as mudanças necessárias, por meio de investimentos, capacitações e recursos. “Por isso fizemos este evento, para trazermos os secretários, secretários adjuntos, superintendentes, a fim de mexer mesmo com o nível estratégico, demonstrando que quando o pessoal setorial de gerenciamento de processos começar a trabalhar, nós precisaremos do apoio e comprometimento deles para que possamos fazer um estado de transformação”, concluiu.

O intuito é que, ao final do ciclo de palestras, os participantes consigam conhecer o conceito de Gestão por Processos, que une gestão de negócios e tecnologia da informação, com foco na otimização dos resultados das instituições por meio da melhoria dos processos. A meta da Seges-MT é que todos os órgãos do Poder Executivo elaborem um manual técnico de processos e procedimentos. A pasta já qualificou 169 servidores de 28 órgãos e entidades.

Fonte: http://www.mt.gov.br/-/4478866-gestores-participam-de-capacitacao-sobre-gerenciamento-de-processos